Translate this Page
ONLINE
1




Partilhe esta Página


Menu Ilustrativo
Menu Ilustrativo


Nosso Menu Ilustrativo

(Imagens ilustrativas retiradas da Internet. Qualidade e sabores Reais, é só comprovar)

 

aromática e colorida Comida das Arábias

A gastronomia árabe é fruto da riquíssima mescla dos sabores e tradições milenares do Oriente Médio com os dos povos e civilizações com que os árabes entraram em contato no curso de sua História.

Embora o mundo árabe se constitua de muitos Estados diferentes, a religião em comum os conecta de forma inexorável. A grande maioria dos árabes é muçulmana e, como tal, seguem a normas alimentares ditadas pelo Alcorão. E, como veremos, o Islã determina muitos detalhes da vida e da cultura dos seus fiéis, influenciando, portanto, de forma decisiva, a exótica e deliciosa "Cozinha das Arábias".

Venha conosco por um passeio por essa gastronomia tão rica, tão variada e, sobretudo, tão gostosa. Com certeza, você vai gostar!

 

Arayess

Sanduíche com carne de cordeiro ou Queijo Mussarela

 

Ataif (katayef, kataif, atayef)

Pequenas panquecas recheadas de nozes ou queijo e umedecidas com uma calda rala feita de água, açúcar, limão, água de rosas ou de flor de laranjeira. Também é usado o mel no lugar da calda. É uma sobremesa luxuosa, muito usada em casamentos por todo o Oriente Médio e mundo árabe.

Baba Ghanouj

Pasta de berinjela, tahine, suco de limão, alho, sumac, sal e azeite de oliva.

 

Bamia (Okra o Gombo)

É o nosso quiabo. Fresco ou em conserva, é servido como acompanhamento de carnes e frango.

Falafel 

Falafel são bolinhos de grão de bico, fritos, com cebola, alho e coentro.

s’fiha (lahmajoun , lahmacun, lahm bi ajeen, esfiha)

Esfiha (ou esfirra) é uma pequena torta assada originária da Síria e encontrada em outros países do Oriente Médio: na Jordânia, no Líbano, na Palestina e no Iraque. Existem diversas receitas diferentes de esfiha; a forma tradicional sempre é feita com massa de pão, assada no forno com recheios que podem ser de carne de carneiro, carne bovina, queijo, coalhada ou verduras temperadas.

 

Fattush (Fattoush)

Salada com crostini, pepino, tomate e hortelã.

Hommus

O hommus é uma pasta feita com grão-de-bico e tahine, uma pasta de gergelim, que é normalmente temperada com suco de limão, cominho, alho, azeite e páprica.

Kabsa 

Clássico prato árabe à base de carne e arroz.

 

https://taginewarsaw.com/sites/default/files/_mg_1314.jpg

 

kafta

Espetinho de carne moída, cebola e especiarias, grelhado.

 

 

Kibbeh (kibe)

Bolinho de carne de cordeiro ou bovina, moída com trigo (bulgur).

 

Kibbeh Naye (kibe cru)

Carne moída com trigo (bulgur) crua.

 

Koshary

Prato de massa, arroz e lentilha com adição de cebola, pimentões e molho de tomate.

 

Kouzi (ou Ouzi)

Cordeiro cozido no forno sobre uma camada de arroz, de modo com suco da carne seja absorvido pelo arroz.

 

 

Laban (ou Zabadi) ou ainda LabnEh

Coalhada Fresca. A Coalhada Seca é chamada de “Laban Musafa” ou “Labne”. Ela diferencia-se da fresca pelo teor de umidade. A coalhada seca fica por um dia na geladeira, em um filtro de pano ou papel dessorando. Quanto mais tempo ficar na geladeira dessorando, mais ácida e seca a coalhada ficará.

 

 

Lahma bi ajeen (lahmajoun, lahm bi-`ajĩn)

Pizza árabe, feita com cobertura de carne de carneiro moída. É, praticamente, uma prima da esfiha.

 

Loubia (fassulya)

Feijões cozidos no molho de tomate.

 

Mahalabi

De origem libanesa é um manjar a base de leite, servido frio com Tâmaras secas.

Maqluba

Prato à base de frango ou peixe, arroz, berinjela e couve-flor. Muito difundido no Oriente Médio.

Markok

Guisado de cordeiro e abóbora

 

Meghli

Espécie de pudim de arroz, de origem libanesa, tradicionalmente preparado em ocasiões especiais, sobretudo quando do nascimento de um bebê, para ser servido às visitas recebidas. Também é servido na ceia de Natal, junto com o rocambole natalino (Bouche de Nöel). É feito com leite fresco, água de rosas, mel e pistaches picados. Atualmente, perdeu um pouco seu caráter de sobremesa só para ocasiões especiais e é usualmente consumida.

 

Mehshi (Charuto)

Vegetais recheados com carne picadinha ou moída. Em algumas receitas usa-se a carne misturada com arroz no recheio. O mais comum é usar berinjela, abobrinha, folhas de uva, de couve ou repolho.

 

 

Mezze (mezza, mezzah)

Seleção de aperitivos ou pequenos pratos que antecedem uma refeição árabe. Correspondem à nossa entrada. Em geral, incluem baba ghannouj, homus, esfiha, kibe, samboosak e saladas como tabouleh. Quase sempre, também, conta com azeitonas e escabeches.

 

Musakhan

Guisado de frango com sumac (ou sumagre - pó vermelho e ácido extraído das frutas da planta sumagre).

 

Murtabak (Mutabak, Martabak ou Mutabbaq)

É uma espécie de crepe que pode ser salgado e doce. É uma típica comida de rua, comumente encontrada na Arábia Saudita, Iémen, Indonésia, Malásia, Tailândia, Cingapura e Brunei. Dependendo da localização, o nome e os ingredientes podem variar significativamente. Em árabe, a palavra mutabbaq (ou mutabbag) significa "dobrado".

O recheio salgado mais comum é o de carne de carneiro, mas, também, são usados outros tipos de carne. O recheio doce mais usual é o de chocolate.

 

Sambusek

Torta em forma de triângulo de carne, queijo e espinafre. Com uma massa diferente do nosso famoso pastel.

 

 

Shawerma 

Cone de carne de cordeiro, frango ou boi, assado. A carne é fatiada. O sanduíche mais popular da Arábia Saudita é feito com pão sírio, a shawerma, salada, molho quente e tahine.

 

Tabbouleh

Salada de trigo, tomates, hortelã e salsinha.

Mussaca ou mussacá
Por sua vez do árabe مسقعة, transl. musaqqa ), também conhecida como mousaka ou moussaka, é uma especialidade gastronómica do Médio Oriente, típico das culinárias grega e turca, entre outras, constituído por carne de carneiro ou bouvina, berinjelas, e tomate, sempre condimentado com azeite, cebola e ervas.
 

As fotos são apenas Ilustrativas. Mas o Sabor é de verdade.

Faça já sua encomenda.